Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

UM POUCO SOBRE AS MARÉS

UM POUCO SOBRE AS MARÉS

 UM POUCO SOBRE AS MARÉS

 Suami Vivecananda Alves Bahia

 

AS MARÉS

Na antiguidade o fenômeno das marés era atribuído aos movimentos da respiração de um monstro que vivia nas profundezas do oceano devido à regularidade com que as marés se sucediam. Na verdade o movimento das marés deve-se a dois corpos de dimensões gigantescas e que não pertence a este mundo. Um é a Lua e o outro é o Sol que tem um terço da influência do primeiro sobre os nossos oceanos e grandes lagos. Podemos afirmar que as marés são os movimentos de fluxo e refluxo das águas costeiras provocados pelas forças de atração simultâneas do Sol e da Lua e pelo movimento de rotação da Terra sobre as águas dos oceanos. Como a Lua está mais próxima de nós, ela tem maior influência sobre as marés.

A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra e 49 vezes menor. O dia Lunar tem a duração de 24 horas e 50 minutos. Dividindo-se este tempo em quatro períodos, temos, aproximadamente, 6 horas e 12 minutos que é o tempo de duração de cada maré com suas variáveis: preamar e baixamar.

Na figura abaixo que a Lua está entre a Terra e o Sol. Nesta posição a Lua exerce forte força de ação sobre os oceanos na área do Equador e dos trópicos resultando no que chamamos de Maré viva ou Maré Grande.

 Imagem da Lua, Terra e Sol

Acima podemos observar que quando a Lua está acima ou abaixo dos Pólos a força de atração é bem menor e acontece o fenômeno da Maré Morta.

A figura abaixo mostra a Lua nas suas quatro fases ou posições em relação ao Sol e a Terra 

 FASES DA LUA EM RELAÇÃO A SUA POSIÇÃO ENTRE A TERRA E O SOL

AS MUDANÇAS DA MARÉ

A explicação para o fenômeno das marés só foi conhecida após a descoberta da Lei Gravitacional Universal por Isaac Newton no século XVII.

Tanto o movimento de subida quanto o de descida têm um período médio de seis horas, doze minutos e trinta segundos. A preamar e a baixa-mar deveriam registrar-se nas mesmas horas, mas isso não acontece porque há um atraso de aproximadamente cinqüenta minutos a cada vinte e quatro horas na passagem da Lua em frente ao mesmo meridiano terrestre. Então com o passar dos dias poderemos observar que a maré vai estar cheia cada vez mais tarde até termos maré seca aproximadamente no mesmo horário em que foi observada a maré cheia anteriormente.

 INFLUÊNCIA DA MARÉ E DA LUA NA PESCARIA

Os melhores momentos para uma pescaria situam-se basicamente entre a metade do fluxo da enchente e a metade do fluxo da vazante da maré principalmente na Lua Cheia e Quarto Minguante. Entretanto, deve-se também levar em consideração a "virada" da maré, isto é, quando a maré começa a encher. É na enchente os cardumes entram nos canais dos manguezais e beiram as praias principalmente nas marés de sizígia ou de grande amplitude.

Baixa-mar - Nível mínimo de uma maré vazante.

Estofo - Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, período em que não ocorre qualquer alteração na altura de nível.

Maré Morta - São as marés que ocorrem durante as fases de quarto crescente e quarto minguante quando as forças de atração do Sol e da Lua são compensadas fazendo com que as marés não cresçam ou diminuam demais.

Maré Meteorológica - É a diferença entre a maré real, isto é, a maré observada e a prevista pela Tábua de Maré. É um fenômeno pouco conhecido tendo como causa principal a variação de pressão atmosférica. Os maremotos e a ação dos ventos estão também associados ao este fenômeno sobre a água, causando assim duração de níveis mais baixos ou mais altos que os previstos.

Maré Viva ou Maré Grande - Marés de grandes amplitudes resultantes da soma das forças de atração do Sol e da Lua.

Preamar - Nível máximo de uma maré cheia

Quadratura - O sol e a lua formam ângulo de 90º graus em relação a Terra.

Sizígia - Maré de grande altitude.

As Imagens desta página foram copiadas do Site

 www.rio.rj.gov.br/planetario/apostilas_prof/introduão/

 

Texto atualizado em 30/05/2009